A partir de agora, os exercícios terão uma classificação de acordo com o nível de dificuldade. O objetivo dessa classificação é orientar os alunos nas escolhas por quais exercícios eles devem começar a resolver. Quanto maior o número de estrelas mais difícil será o exercício. A legenda seguirá o padrão abaixo:
Esses são os exercícios mais simples e que devem ser realizados no início do estudo de cada assunto. Esses são os exercícios triviais.
Esses são os exercícios modificados da classificação anterior com o acréscimo de um certo grau de dificuldade. Dessa forma, esses exercícios deixam de ser triviais.
Esses são os exercícios mais complexos que exigem uma leitura mais minuciosa do exercício. Normalmente esses exercícios possuem mais de uma solução. Também estão nesta categoria os exercícios que não são tão complexos (em relação ao grau de dificuldade), mas que devido à sua extensão, acabam por se tornar mais difíceis que os exercícios das categorias anteriores.
Esses exercícios são os que estão na categoria com o maior grau de dificuldade. Normalmente, envolvem algum desafio de lógica de programação ou então pelo tamanho final do algoritmo (ou programa).